Igreja de Santo Antônio em João Pessoa-Pb ?





A construção do convento franciscano na Paraíba estendeu-se por quase 200 anos, e seu ápice
foi a decoração interna da nave principal, concluída já na segunda metade do século XVIII, ornada com luxuosos azulejos portugueses nas paredes e pinturas trompe l’oeil no forro da nave. Centro nevrálgico da atuação franciscana ao norte de Pernambuco no período colonial, o Convento de Santo Antônio da Paraíba traz alegorias extremamente significativas para a compreensão da imagem que a congregação construía acerca de si e de sua atuação naquele mundo inóspito dos trópicos selvagens. Constituindo-se em discurso visual, a pintura do teto da igreja conventual pode ser entendida como ferramenta de “ordenação do mundo” utilizada na ação junto aos fiéis da sede da Capitania, como um sistema simbólico que cristalizava os poderes e a estrutura colonial em imagens e exemplos edificantes a serem respeitados e seguidos pelos colonos.


A primeira versão do Convento de Santo Antônio da Paraíba era apenas um
singelo prédio de taipa, cuja construção foi iniciada em 1589, mas já nos primeiros anos
do século XVII os frades começaram a ampliá-lo, substituindo as toscas paredes
originais por alvenaria de pedra calcária retirada do próprio sítio pertencente à ordem seráfica.
A obra estendeu-se por quase dois séculos, e seu ápice foi a decoração interna
do templo principal, ornado com luxuosos azulejos portugueses nas paredes e pinturas
trompe l’oeil no forro da nave.






(opinião do Peru: A construção do imaginário popular em torno do convento de Santo Antônio da Paraíba (onde que a maioria da população local a conhece por Igreja de São Francisco) é muito forte, muitos não sabem do contexto em que ela foi inserida e que foi reformada ao longo dos anos, tanto que se algúm turista tentar obter informações sobre a localização do Convento de Santo Antônio na capital paraibana, pode correr o risco de ouvir uma resposta negativa a respeito da existência do convento na cidade, isso ocorre porque muitos não sabem que a igreja foi construída em taipa em nome de Santo Antônio da Paraiba e que foi reformada ao longo dos anos por Franciscanos, no teto do altar-mor da igreja existe a pintura de algumas passagens da vida de Santo Antônio. Achei importante abordar esse assunto no blog para que não haja choque de ideias na mente dos paraibanos, e com muito prazer que inicio a minha jornada de blogueiro.) Abraço a todos.

Comentários

  1. Eita pegou o gosto pelo blog, se envolveu mesmo na questão do Convento... Tudo bem explicado...
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei a inciativa de criar um blog e postar sobre a Igreja de Santo Antônio. Realmente eu não sabia de várias coisas que tem nesse texto. Continue postando aqui... adorei! ;D

    ResponderExcluir
  3. O Conveto de Sâo Francisco é repleto de mistérios e detalhes, típico do estilo barroco,que predomina em sua arquitetura. Sua estrutura física deslumbra e envolve os olhares e pensamentos. Sendo um dos mais valiosos patrimonios da Paraíba, importante inclusive para a formação da mesma.
    Vale á pena conferir!

    ResponderExcluir
  4. valeu boy, ta estudando heim, rsrsrs, vamos fazer desses blog's um meio para o pessoal conhecer as vedadeiras histórias, blz, vou serr seguidor do teu blog, faz isso tbm no meu ok?abração fui.

    www.herberthistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas