Sonata em Auschwitz




Sonata em Auschwitz, livro de uma brasileira. 



       A obra da escritora brasileira Luize Valente, é um romance de encher os olhos, nunca imaginei que uma autora até então desconhecida para mim, e ainda brasileira, tivesse a capacidade de me prender ao seu trabalho. Como o título do livro já escancara, o cenário para o desenrolar da história é um campo de concentração alemão na Polônia, lugar que é bem descrito na narrativa e tem até mapas desse verdadeiro "inferno gelado" no livro.
       O que mais me encantou, é saber que uma brasileira escreveu uma obra que é uma verdadeira aula de segunda guerra mundial, não irei falar aqui sobre a história fiel ao livro, pois vale muito a pena a leitura dessa mágica viagem ao passado, o livro se direciona a busca da verdade, mostra a redenção de uma pessoa que até então para seus familiares era um monstro, um passado que tinha que ser esquecido, mostra que até num local de tristeza e dor, pode nascer o amor e a compaixão, sem falar que é mais uma obra que vem pra mostrar como o ideal do Faci-Nazismo foi um erro terrível da humanidade, como os direitos civis e humanitários de homens, mulheres e crianças, foram literalmente exterminados junto com seus cadáveres.
       Qual seria seu pior pesadelo?, para mim e para muitas pessoas, é ver um familiar seu ou alguém que você ama, ser violentado, mal-tratado e morto por outra pessoa. Pois é, foi justamente esse o relato de uma mulher que sobreviveu ao campo de concentração. O leitor quase chora com tamanha atrocidade que pessoas movidas por um sentimento de ódio racial, ódio ao outro, conseguiram realizar, o campo de concentração nazista, foi uma fábrica de extermínio de Judeus, ainda alguém tem dúvidas que esse passado horroroso não ocorreu?.
        Leiam esse livro.
         

Comentários

Postagens mais visitadas